Recentemente, notei que minhas segundas-feiras são borradas em um dia gigante, quando eu estou fazendo a mesma coisa uma e outra vez.

Isso ocorre porque as segundas-feiras são dias de auditoria.

Toda segunda-feira eu ignoro todos os e-mails que foram acumulados nas últimas horas de sexta-feira e no fim de semana, abro o navegador, dedicado unicamente para auditorias, coloco fones de ouvido e mergulho no trabalho.

Felizmente – eu realmente gosto de fazer auditorias. Caso contrário, eu poderia ter me perdido em algum momento, mas fazer auditorias – é como brincar de arqueologia e ao mesmo tempo ser um detetive.

Isso foi uma referencia a Indiana Jones?

Ao longo dos anos tenho adquirido um arsenal muito confiável de ferramentas, que eu utilizo para uma verdadeira escavação.

Agora eu sei que todos nós temos as nossas favoritas, e podemos dar preferência a uma ou outra, mas, no entanto, aqui estão as ferramentas de auditoria que todo profissional SEO deve ao menos conhecer.

Por favor, note que a lista não esta em uma ordem especifica de preferencia ou qualidade.

Google Analytics e Google Search Console

Vamos começar com as duas mais obvias.

A primeira coisa que você precisa fazer é ir direto ao Google Analytics e ao Google Search Console, e então analisar o trafego, as fontes de trafego, as paginas de destino, comportamento do usuário, tempo de permanecia, taxa de rejeição, palavras chave, rankings (posições) e toda aquela coisa divertida.

Conheça a sua base antes de ir para qualquer outra ferramenta.

Muitos profissionais de SEO tendem a pular esta primeira etapa, eu mesmo já pulei com frequência – mas, o melhor lugar para começar uma auditoria é sempre analisando o que você já possui, e o melhor local para isso é através da fonte mais confiável.

Embora todas as outras ferramentas que vou listar sejam ótimas – elas nunca vão ser tão precisas ou confiáveis ​​quanto seu próprio dueto do Google.

Uma outra etapa interessante para fazer no primeiro momento é uma lista de melhorias e ideias que você acabou de ter apenas analisando essa informação crua.

As outras ferramentas da lista certamente vão fazer você ter mais e mais ideias mas, sua criatividade e experiencia que vão transformar tudo em passos acionáveis.

Saber onde encontrar os dados é uma coisa – saber o que fazer com eles é outra questão completamente diferente.

Woorank

O Woorank é uma ótima ferramenta tudo em um se você estiver procurando uma maneira rápida e direta de descobrir como melhorar um site.

Ele analisa mais de 70 métricas (incluindo SEO e sinais sociais) e certamente o levará a um bom começo.

A desvantagem do Woorank é que os dados que ele oferece são um pouco amplos demais, e nem sempre detalhados o suficiente.

Cada segmento em que se concentra pode ser analisado com uma ferramenta dedicada, mas para uma auditoria rápida, não há opção melhor.

Se você estiver procurando algo mais aprofundado, no entanto, precisará usar algumas outras ferramentas também.

Screaming Frog SEO Spider

Mais um rastreador do que uma ferramenta de auditoria, o ScreamingFrog é o sonho de todo profissional SEO.

Embora a interface possa não ser exatamente a mais bonita, os dados que ela entrega, podem ajudar você a descobrir infinitos erros e melhorias, se você souber como usar o rastreador, e como interpretar os dados que são obtidos é claro.

A ferramenta pode varrer a base de qualquer site na web e disponibilizar os dados para uma analise manual. Você pode visualizar dados como: redirecionamentos, links quebrados, meta dados, numero de palavras, títulos e assim por diante. A ferramenta pode ainda te ajudar a encontrar paginas com conteúdo raso e/ou com conteúdo fraco, de maneira geral, ela é uma excelente ferramenta para analises on-page.

SEMrush

Outra ferramenta do segmento tudo em um, a SEMrush, tem uma funcionalidade própria pra auditoria que lhe fornece dados como titulo e meta descrições já com algumas sugestões, prospectos para link building e ideias de conteúdo.

A funcionalidade de Auditoria de Conteúdo também é bastante útil e pode ajudar você a visualizar as paginas internas rapidamente, te oferecendo informações verdadeiramente uteis sobre otimizações e possíveis erros a serem corrigidos.

Outro uso para a ferramenta é a Analise de Competidores – os dados que esta funcionalidade entrega são totalmente diferentes dos dados obtidos com as ferramentas citadas abaixo, por isso, pode ser pura diversão navegar nela.

Ahrefs vs. Majestic vs. Moz

Existe no mundo do SEO um debate infinito sobre a ferramenta vencedora dessa batalha.

Enquanto cada um de nos temos uma ferramenta favorita em mente, todas elas são otinas ferramentas e cada uma especializada em alguma parte da auditoria que estamos realizando.

Sem sombra de duvidas, você pode rodar uma auditoria completa sem o Moz. O poder de rastreamento dela passa muito longe quando comparado ao poder do Ahrefs – ate mesmo apos a atualização e relançamento da funcionalidade Link Explorer.

O Majestic tem uma métrica unica chamada de Trust Flow, a qual se comporta diferente do DA e do DR utilizados pela Moz e Ahrefs. Ela é uma ferramenta ótima para analise de websites em massa, auditoria de links e volte e meia consegue encontrar links que o Ahrefs não consegue.

Você pode utiliza-la tranquilamente para analisar backlinks e para fazer prospecção de links.

Em minha opinião a melhor ferramenta e que lidera o mercado é o Ahrefs – com funcionalidades que continuam sempre sendo atualizadas, você sem sombras de duvida poderia utilizar apenas ele para correr sua auditoria de SEO.

O Ahrefs pode te ajudar com pesquisa de palavras chave, insights sobre rankings, analise de backlinks, quer ter mais ideais para novos conteúdos? Utilize o Content Explorer!

A ferramenta conta ainda com uma funcionalidade própria para auditoria, com algumas ideias de ancoras e paginas de competidores – enfim, de maneira geral, uma ferramenta completa para ter no arsenal.

Copyscape

E por falar em auditorias de conteúdo, o Copyscape é outra ferramenta que você provavelmente esta familiarizado. Essa ferramenta pode te ajudar a encontrar qualquer conteúdo duplicado de seu projeto web – esse é um fator muito importante a estar sempre atento.

Google Keyword Planner

Quando o assunto é palavras chave e ferramentas integradas, o lugar mais obvio para começar (depois do Search Console) é o Planejador de Palavras Chave do Google. Embora alguns profissionais afirmem que esta é a ferramente mais precisa de dados que você pode encontrar, você não pode esquecer que ela, é uma ferramenta desenhada para anúncios pagos e não para pesquisa orgânica, então, pode acontecer de resultados obtidos não serem aplicáveis para campanhas de SEO.

Outro ponto negativo é o de que apenas contas com investimento significativo em anúncios vão conseguir obter dados precisos – contas sem investimentos vão conseguir apenas uma faixa bem abrangente de volume de busca.

WordTracker

E quando o Planejador de Palavras Chave do Google falhar, você ainda pode usar o WordTracker. Aclamado pelo NextScoop como a melhor ferramenta de pesquisa de palavras-chave existente, é sem dúvida um grande recurso – a ferramenta entrega os resultados em minutos, e os dados que ela abrange são verdadeiramente uteis.


Lembre-se de sempre consultar seu Search Console para ver como seus esforços estão valendo a pena.

Conclusão

Como você pode notar, existem dezenas, senão centenas de ferramentas que oferecem o recurso de auditoria SEO – algumas delas são totalmente grátis, outras requerem algum tipo de pagamento, mas, a maioria delas oferece apenas dados abrangentes. Elas podem ser um ótimo lugar para começar mas, uma verdadeira analise profunda requer muito mais o trabalho do profissional do que da ferramenta.

Que ferramentas você utiliza para fazer suas auditorias?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *